Eu , esposo e filho de dois anos, juntamente com um casal de
amigos e seus dois filhos, um com 10 e outro com 5 fomos para foz de Iguaçu e
ficamos hospedados por 2 noites em Puerto Iguazu – Argentina. A maioria dos brasileiros vai lá só pra passear ou jantar, por isto resolvemos conhecer o lado de lá.
Transporte do aeroporto
Pagamos 100 reais pela corrida, do aeroporto a Puerto
Iguazu. Cada casal teve que pegar um carro diferente. Isto aconteceu porque não
conhecíamos seu Julio, um taxista maravilhoso que levava todo mundo em sua
doblo, sem cobrar por pessoa. Na parte de transporte falaremos dele. Puerto
A cidade é bem pequena, mas bem arborizada. Tem vários restaurantes e lojinhas com muitos estrangeiros, gente de todo o mundo. Tem aquele clima de Arraial Dajuda, mas falta o charme praiano, é claro.
Hotel
Ficamos no hotel La
Sorgente , http://www.lasorgentehotel.com/ tipo pousada, bem arborizado e jardinado, cheio de orquídeas e outras flores que
deixavam o local perfumado e agradável. A piscina era grande, porém sem
aquecimento. Nossas crianças eram as únicas no hotel, que parecia hospedar mais
adultos e casais. Os quartos eram simples, mas limpos e com camas bem confortáveis. No quarto duplo tinha 2 camas de casais e no triplo duas de casal e uma de solteiro, perfeito pra quem viaja em família. O ponto negativo era o banheiro, que além de pequeno parecia ser bem antigo e um chuveiro que pouco aquecia.
O pagamento é feito na entrada em espécie. Não se aceita cartão. Se a reserva for feita em dólar, melhor pagar nesta moeda porque eles metem a faca na hora de converter para o real. Paguei mais ou menos 70 dolares pela diária que saiu quase 300 reais.
Dinheiro, cambio e taxi
Evite sacar dinheiro do lado Argentino. A gente cai a ficha que está em outro país quando tenta encontrar banco 24 horas ou do Brasil e dá com os burros n'agua. Melhor retirar real mesmo, no aeroporto e trocar por pesos em Puerto Iguazu.
Do lado argentino, o pagamento com refeição e hotéis estava
mais em conta quando pago em pesos. NO Brasil o cambio estava pior que na argentina,
uma média de 3,50 pesos por 1 real. O
melhor cambio que conseguimos foi com os comerciantes locais que trocavam 1
real por 4 pesos. Você pode perguntar nas lojas que vendem lembrancinhas de
Puerto Iguazu ou com os taxistas. O motivo é que as compras no Brasil saem mais
barato para os argentinos, por isto preferem o real.
Quem nos deu esta dica foi o taxista, seu Julio. Na verdade
ele foi uma das surpresas da viagem. Imagina uma pessoa honesta, boa pra negociar,
que dava todas as dicas do local, comprava nossos reais e ainda por cima era
super bem humorado. Falamos que ele era o único argentino legal e ele nem se
ofendeu. Disse que a má fama vinha dos portenhos, ou seja, dos moradores de
Buenos Aires que eram metidos mesmo. Seu Julio fez um negócio de pai pra gente.
Levava-nos pra tudo que era lugar, todos os 4 adultos e as três crianças,
fazendo o preço de uma corrida só, já que tinha doblô , sem esse negócio de
cobrar por pessoa. Por exemplo, nos levou para as cataratas Argentinas, ida e
volta por 500 pesos, ou seja, 150 reais. De ônibus seria 50 pra ir e 50 pra
voltar por pessoa! Ele foi o melhor
taxista que já encontrei! O contato dele é +54 9 375767-0451 ( whats up) ou
email julio_c_alvez@hotmail.com
Restaurantes
Quem gosta de comer bem, Puerto Iguazu é o seu lugar. O bom
é que todos os restaurantes já incluem couvert , pão , pastas e manteiga,
a maioria feita no próprio local. Fomos no restaurante Acqua, que servia uns Paes
maravilhosos, mas a comida era muito pouca e nada de fenomenal. Agora , comer
bem mesmo é no restaurante do hotel, o La Toscana, serve jantar a partir das 19 hs. As massas são feitas no local e os Paes também,
uma delicia, muito bem servido. Pedi um T-bone com risoto de funghi. Divino! Tinha um risoto de
aspargos que era uma coisa de louco! Pagamos com bebida, eu e meu esposo, uma média de 150 reais. De sobremesa, pedimos só por curiosidade uma
mousse de maracujá que mais parecia um tiramissu sem café! Um mix de comida
italiana com requinte Frances. Vale super a pena conferir. http://lasorgentehotel.com/br/restaurante.html
Só lembrando, pague em peso, se quiser economizar!
Compras
Sempre gostamos de ir aos supermercados, comprar doce de leite,
biscoitos, pães, geleias e vinhos. Tem uma marca de doce de leite chamada Sancor, muito boa e pouco doce. Nossas amigos compraram vinho metade do preço mais barato que no Brasil. Além dos mercados , há umas casas de vinho pela cidade. Também, vale a pena ir na feirinha, comprar doce de leite caseiro caseiro, azeite e azeitonas temperadas e recheadas. O azeite de lá é uma delicia, compramos 2 litros e meio por 35 reais. A azeitona temperada , no azeite, custa mais ou menos 20 reais. O doce de leite caseiro ficou por 10.
Passeios
Foz do Iguazu
Fomos no parque Iguazu e fica difícil saber qual local é
mais bonito. Se o lado brasileiro ou o deles. Na verdade são vistas diferentes.
O lado argentino custa 200 pesos, se for pagar em real vai sair quase 70 reais.
Na verdade, é preciso conhecer os dois
lados , pois ambos são belíssimos. E , então, cada um tira sua conclusão. Pra
mim são locais complementares.Meu filho amou andar de trenzinho, fazer as trilhas, ver os quatis e as cachoeiras. Levamos o carrinho e deu pra percorrer as trilhas sem problema.
Paraguai
Passear no Paraguai não é local para criança pequena. Andei
muito pouco. Na maioria das lojas o cambio estava 1 dolar valendo 3.9 reais.
Aquele shopping Monalisa é um roubo. Minha amiga foi na SAX e gostou porque
estava 2.9 reais pra um dólar, de promoção.
O Paraguai estava muito diferente do que vi há 2 anos atrás.
Lojas muito vazias e muita gente na rua tentando vender coisas pra gente,
quase que implorando. Da muita pena ver que a queda de nossa economia afeta negativamente a vida
de nossos hermanos paraguaios.
Duty Free
O duty free da argentina é um assalto, em especial se for
comprar em real. Mas , Se for em peso, vai ter um desconto de 30%. Por exemplo,
comprei um saleiro em peso que saiu 30 reais, mas se fosse converter em real
sairia bem mais caro, porque estão cobrando quase 4 reais por dólar. Meus amigos que compraram perfume e outras coisas disseram preferir o valor do Paraguai que está bem mais em conta que o duty free.
Resumo da viagem
No geral, a viagem foi maravilhosa. Agradecemos primeiro a
Deus que nos deu o previlegio de poder
passear. Depois, aos amigos que foram conosco, Poliana e Genesio , juntamente
com seus dois filhos, Hugo e Benício, super tranquilos, agradáveis e carinhosos conosco e com o pequeno.
Esperamos voltar!!!







